Hell or High Water – A Qualquer Custo



“A pobreza é como uma doença. Passa de geração em geração.” 
(Frase dita pelo personagem Toby)

Interior do Texas. Há 150 anos uma rede de bancos tomaram as terras dos índios e exploram os moradores de baixa renda no local, tudo dentro da lei.

Dois irmãos, Tanner, um ex-presidiário, e Toby, um pai divorciado com diversas dificuldades para manter o sustento de seus dois filhos, se veem pressionados pelo termino do prazo do pagamento da hipoteca das terras de sua mãe. A rede de banco local estava, além de ter feito um empréstimo para a hipoteca, uma quantia mínima para garantir que ela permaneceria pobre e nunca conseguiria pagar o devido ao Banco, ainda estava pagando o imposto da propriedade desde 2012. Uma garantia de que ficariam com o Rancho.

Para conseguirem a quantia necessária para conservar a propriedade, resolvem assaltar as várias sucursais do banco que os ameaça com a penhora, e na medida do possível, civilizadamente. Uma das características que notamos nos irmão é que, mesmo estando fora da lei, fazem o possível para não prejudicar mais as pessoas do local. A única coisa que desejam é pagar o devido com o dinheiro do próprio Banco que estava levando a família à ruína.

No início vão muito bem, conseguem legalizar o dinheiro através de jogos de Cassino e, até a ajuda de um funcionário do banco que os aconselham. Sua justificativa – não tolerava mais tanta arrogância, e ver os dois irmãos pagarem a dívida com o próprio dinheiro dos banqueiros... julgou mais como um ato de heroísmo e civilidade, e não como um delito.

Ma encontram pelo caminho Marcus Hamilton, inteligente e experiente, e ao mesmo tempo, cansado e mal-humorado ranger do Texas prestes a se aposentar. Com sua capacidade de observação ele traça o perfil e as motivações dos dois assaltantes, antecipando os seus golpes e perseguindo-os por todo o território norte-americano, aguardando pacientemente que cometam um erro para poder prendê-los.

O que poucos sabiam é que haviam achado petróleo no Rancho, e quem ficasse com o terreno, se tornaria abastado por toda vida.

Em meio à trama, notamos uma sutil análise sobre o estágio atual daquela localidade, meio perdida no tempo e, de certa forma, empobrecida. Um local bem diferente das grandes metrópoles americanas, além da brutalidade daquela sociedade mostrada em diversos diálogos preconceituosos.

Um Filme com relevância política e social, com paisagens do deserto do Texas e ainda uma bela trilha sonora composta por Nick Cave e Warren Ellis, com um final que é uma mistura de surpresa e demonstração de amor incondicional.
Fantástico!



Elenco: Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges, Gil Birmingham, Dale Dickey, Buck Taylor, Marin Ireland, Katy Mixon, Kevin Rankin, Melanie Papalia, Dylan Kenin, Gregory Norman Cruz
Direção: David Mackenzie
Roteiro: Taylor Sheridan
                                               
Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges, Gil Birmingham                    
                       
                      
                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...