Hacksaw Ridge


Filme lindíssimo, baseado na história real de Desmond T. Doss, o primeiro objetor de consciência (pessoa que segue princípios religiosos, morais ou éticos de sua consciência, princípios estes que são incompatíveis com o serviço militar como uma organização combatente. os objetores podem estar dispostos a aceitar um serviço alternativo ao serviço militar) a receber a Medalha de Honra do Congresso. Doss serviu como médico do Exército dos EUA na Segunda Guerra Mundial na Batalha de Okinawa. Ele se recusava a segurar uma arma e muito menos, matar. O Presidente Truman concedeu-lhe a Medalha de Honra do Congresso por salvar tantas vidas.

Os filmes de Mel Gibson têm como característica o mesmo tema: um homem enfrenta corajosamente forças muito superiores a ele, em nome das suas convicções ou daqueles que lhe são mais próximos e queridos, estando pronto para fazer o sacrifício último em nome de umas ou de outros.

Desmond Doss é mais um desses heróis com valores pessoais e convicções religiosas. Alista-se voluntariamente para servir seu país durante a II Guerra Mundial, com a intenção de ser socorrista.

Nascido na Virgínia, Desmond Doss, Adventista do Sétimo Dia, se recusava usar ou sequer tocar em armas. Os seus princípios religiosos escoravam-se em dois episódios de violência que o marcaram, um passado na infância, quando quase matou o irmão ao dar-lhe com um tijolo na cabeça; e outro na juventude, envolvendo a mãe e o pai, um veterano da I Guerra Mundial que voltou traumatizado e passou a ser um bêbado agressivo e revoltado.

A noção de serviço à pátria, a defesa firme dos ideais éticos, dos princípios religiosos e o sacrifício pessoal, são a base desse fantástico filme de Mel Gibson, em meio a bruta realidade da guerra, tal como ela é.  A batalha de Okinawa é mostrada tal como foi travada e ficou descrita, em toda a sua ferocidade, desatino, bravura e medo, não deixando de mostrar seus horrores... Corpos feridos, mutilados, incinerados, desfeitos ou devorados por roedores.

Sem dúvidas, um grande concorrente ao Oscar.

Elenco
Teresa Palmer; Sam Worthington; Vince Vaughn; Luke Bracey; Hugo Weaving
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...