The Great Dictator - O Grande Ditador - 1940

“Hannah, está me ouvindo?
Onde quer que esteja, olhe para cima!
Olhe para cima, Hannah!
As nuvens estão subindo, o Sol está abrindo caminho!
Estamos fora das trevas, indo em direção à luz!
Estamos indo para um novo mundo;
um mundo mais feliz,
onde os homens vencerão a ganância,
o ódio e a brutalidade.
Olhe, Hannah!”

Filme de 1940, do gênero comédia dramática e sátira crítica, dirigido por Charles Chaplin.

Chaplin apresenta dois personagens fisicamente idênticos, mas em situações opostas. Adenoid Hynkel (Charles Chaplin) é o grande ditador da Tomânia, uma nação que afundada numa crise passa a crer em coisas como grandes líderes e raças superiores. Já o outro, o Barbeiro dos judeus (Charles Chaplin), é o típico desajeitado que perdeu a memória na guerra e não entende o que está acontecendo em Tomânia e mais precisamente no gueto em que vive. Os dois nunca se encontram, mas suas vidas estão interligadas, pois a vida de um sempre depende das decisões do outro.

Um filme produzido em plena Segunda Guerra Mundial (1940), que será sempre lembrado pelo humor, ousadia, crítica social e criatividade, trazendo uma clara referência entre a relação de Hitler (Adenoid Hynkel) e Benito Mussolini (Benzino Napaloni).

Adenoid Hynkel assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu, que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard), por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Seu próximo passo é invadir Osterlich, um país vizinho, e para tanto negocia um acordo com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador da Bactéria.


Paródias do filme
1 - Nomes dos Personagens
Adenoid Hynkel - Adolf Hitler
Benzino Napaloni - Benito Mussolini
Garbitsch - Joseph Goebbels, político alemão, ministro da propaganda nazista e criador da solução final
Herring - Marechal Hermann Goring, comandante do exército alemão.

2 - Osterlich
Trata-se de uma paródia à Áustria do período da Segunda Guerra Mundial. O nome da Áustria, em alemão, é Österreich, gerando uma referência direta.
Osterlich é retratado na obra como uma nação pacífica, que acolhe os judeus refugiados do regime nazista da Tomânia. Porém é um país frágil, assediado tanto pela Tomânia como pela outra potência militar da história, Bactéria.

3 - Tomânia
É caricatura da Alemanha nazista.
No filme, Tomânia fora derrotada na Primeira Guerra Mundial, e durante os anos seguintes se reergueria internamente como uma nova potência industrial e militar. No momento retratado no filme, Tomânia era governada pelo ditador Hinkel e possuía uma máquina militar capaz de conquistar seus países vizinhos.

4 - Bactéria
Uma sátira à Itália fascista do período da Segunda Guerra Mundial.
No filme, Bactéria é governada pelo ditador Benzino Napaloni, e encontra-se como uma das maiores potências militares da Europa, rivalizando com Tomânia.


Acione a legenda no ícone à esquerda do ajuste de resolução

Título Original: The Great Dictator.
Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...