Vida Maria



"Vida Maria", de Márcio Ramos recebeu nota máxima na categoria “Ficção-Animação-Filme”. O curta se consagrou nos festivais de cinema em 2007 e encerrou o ano como o curta mais premiado do Brasil.

O curta mostra a história de Maria José, igual a história de tantas outras Marias no interior do nordeste, onde crianças têm sua infância interrompida para ajudar a família a sobreviver. Uma infância resumida a poucos recursos e más condições de vida. Uma vida entediante, rotineira, onde o destino parece já estar traçado, mesmo antes de seu nascimento. A situação da menina nada muda, apenas passa de mãe para filha.

A única satisfação que Maria tem em sua vida é escrever seu primeiro nome, mas esta alegria é interrompida e desestimulada pela sua mãe, que um dia também viveu esta satisfação. E o ciclo se repete. E o que poderia mudar o rumo da história, quebrar o ciclo miserável de vida, sem perspectivas a cerca do futuro, seria simplesmente, não dar a filha a mesma criação que teve.

O objetivo do curta é mostrar que devemos dar sempre mais do que tivemos para as novas gerações, pelo menos, tentar realizar os sonhos e construir um futuro que não tivemos a oportunidade de vivenciar, estar sempre à procura do melhor, e não se acomodar com a vida que vivemos.


Um comentário:

  1. Bom dia!
    Sou professora aposentada e desempenho atividade voluntária junto a uma ONG que oferece alternativas para crianças em situação de risco. Eu gostaria de apresentar este vídeo em atividade com as crianças (de 6 a 12 anos)para suscitar discussão sobre os ciclos não rompidos, a situação da mulher etc.
    No entanto, o local onde são desempenhadas estas atividades não conta com estrutura de internet. Não será possível usar os links "on line" para exibição do filme. Existe alguma maneira de eu ter o vídeo gravado em meu computador para exibi-lo a partir daí? Desculpe se é um questionamento muito básico, mas é o que me ocorre fazer neste momento.
    Grata.
    Estou publicando como anônimo para não ter dados divulgados (não sei bem como isto funciona), mas contatos podem ser feitos pelo email mrtscst@gmail.com para que eu possa fornecer mais detalhes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...