As Aventuras de Pi - Life of Pi (2012)

Sinopse
As Aventuras de Pi conta a história de um jovem indiano que, após um naufrágio, luta para sobreviver em um bote salva-vidas ao lado de um tigre de bengala.

Ang Lee
 
  • Título: As Aventuras de Pi (The Life of Pi) 2012
  • Diretor: Ang Lee
  • Roteiro: David Magee baseado no livro de Yann Martel
  • Elenco:Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain, Rafe Spall 
  • Produção: Fox 2000 Pictures, Haishang Films
  • Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
  • País: EUA, China, Taiwan

Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain, Rafe Spall
As Aventuras de Pi - Trailer Oficial


 





















Baseado no livro Life of Pi escrito em 2001 pelo canadense Yann Martel.



Pi, aos 40 anos de idade, é entrevistado por um jornalista em busca de inspiração para um livro na esperança de poder acreditar em Deus. Inicia-se a narrativa da história de sua vida e luta pela sobrevivência.

Segundo filho de um casal indiano, proprietários de um zoológico, teve seu nome inspirado na melhor piscina do mundo devido a pureza da água. Para ter a alma limpa seus pais lhe deram o nome de Piscina Monitor. Sofre bullying na escola, e consegue ser conhecido pelo apelido de Pi (3,1416...).
Ingênuo, de alma pura, procura sentido na vida e na religião, e acaba misturando hinduísmo, islamismo e cristianismo.

Certo dia, Pi leva um pedaço de carne para o tigre de bengala em sua jaula. Ele acredita que o tigre possui uma alma, que via em seus olhos era muito mais do que o um reflexo e que virá docilmente comer a carne em suas mãos.
Quando o tigre já está prestes a atacá-lo, seu pai o arranca de frente da jaula e mostra-lhe o perigo que estava correndo, colocando uma cabra no local onde se encontrava e deixando o tigre se aproximar. Pi passa a respeitar e temer o animal.

Devido a dificuldades financeiras, seu pai decide recomeçar a vida no Canadá para onde levará a família e os animais do zoológico que serão vendidos.

Durante a viagem, uma tempestade afunda o navio no Oceano Pacífico. Ficam vivos Pi, uma zebra, um orogotango, uma hiena e o tigre de bengala, todos em um barco salva vidas.

Pi terá de manter o tigre alimentado e sob controle para que possa sobreviver.

Belíssimas cenas em alto mar, tanto na tempestade quanto na calmaria, na superfície ou sob as águas, com um jogo de luz e cor que nos embriaga e nos faz esquecer os perigos inerentes da situação. Os efeitos visuais são fantásticos. As expressões na face do tigre e dos outros animais nos impressionam.

Roteiro impecável. A construção do personagem, sua busca por compreensão do mundo através da religião sem se ater a instituições. O que interessa é a fé. E é a busca desta fé que faz o jornalista procurar entrevistar Pi.

Mensagens e metáforas vão surgindo, dando sentido e continuidade a narrativa.

Homem, natureza e seus mistérios, e o universo dentro de nós.

Duas versões da história, em ambas, o sofrimento do garoto que perde sua família, que luta pela sobrevivência em alto mar por 227 dias, e consegue ser o único sobrevivente de um naufrágio.
Uma romântica, outra racional.
Cabe ao espectador a escolha de qual versão acreditar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...