Uma Linda Mulher - Pretty Woman (1990)


Quem ainda não assistiu e sonhou com esse lindo filme? 
A história da Cinderela moderna. Um clássico que marcou os anos 90.
O milionário Edward Lewis (Richard Gere), homem centrado, contido e anti-social, pega o carro de seu advogado e acaba perdendo-se em Hollywood Boulevard. Encontra Vivian (Julia Roberts), uma prostituta em dificuldades financeiras que se oferece para levá-lo até seu hotel. Vivian é tão encantadora que Edward a convida para passar a noite com ele. Edward precisa de uma garota de aluguel para passar uma semana com ele, ir a jantares e encontros de negócios, pois este não queria se envolver emocionalmente. Entretanto, o charme e a simplicidade de Vivian conseguem mudar em apenas uma semana a vida agitada e fria de Edward. Ao mesmo tempo, a jovem prostituta começa a se tornar uma dama da sociedade, aprende a andar e se vestir com elegância e discrição, e começa a questionar sobre seus verdadeiros valores, seus sonhos e ideais. Edward percebe que aquela jovem é diferente das outras com quem ele se relacionava e que buscava somente status e posição social ao lado dele. Ela realmente possuía valores indiferentes ao seu mundo de milionários.
O filme aborda não só a clássica história de Cinderela, mas também os preconceitos da sociedade sobre a maneira de vestir e o poder aquisitivo de uma pessoa, a idéia de que toda prostituta é drogada.

Entre várias cenas inesquecíveis do filme, vale lembrar a cena da ópera, não só por simbolizar a transformação da prostituta em uma linda mulher, mas também pela analogia do roteiro do filme com a peça La Traviata – a prostituta que se apaixona pelo homem rico.

Vivian conhece um estilo de vida que jamais imaginou ter acesso, conhece um homem capaz de tratá-la com dignidade, enxergando além das curvas de seu corpo. Mulheres de todo o mundo se identificam com a personagem, não pela profissão, mas pelos sonhos. 
Trilha sonora excepcional, com músicas bem escolhidas e marcantes, com sucessos como o já citado “Pretty Woman” de Roy Orbison, “It Must Have Been Love” do Roxette, incluindo a ópera que finaliza a cena em que Edward vai ao encontro de Vivian. Uma curiosidade: A parte em que Edward toca piano é realmente verdadeira e foi composta por ele mesmo para essa cena. A cena embalada pela música tema do filme, Pretty Woman, se tornou uma das mais conhecidas na história do cinema.

Roy Orbison - Oh! Pretty Woman

It Must Have Been Love – Roxette
(Theme from Pretty Woman)


Título Original: Pretty Woman
Ano: 1990 (EUA)
Duração: 119 minutos
Direção: Garry Marshall
Elenco: Richard Gere, Julia Roberts, Ralph Bellamy, Jason Alexander.
Frases inesquecíveis do filme


Vivian - Não beijo na boca
Edward - Nem eu


Vivian - Vocês ganham comissão não é? Grande erro!


Gerente da loja das compras de Vivian - Quão obscena é a quantia que o senhor se referiu antes, só profana ou realmente ofensiva?


Vivian - Minha mãe disse que eu era um imã para vagabundos. Se houvesse um vagabundo num raio de 10 km, eu sempre ficava atraída por ele.  


Edward - Só muito poucas pessoas me surpreendem.  
Vivian - Tem sorte. A maioria consegue me chocar sempre.      


Vivian - Minha perna tem 1,12 n do quadril ao dedão. Então, basicamente estamos falando de 2,24 m de terapia enrolada em você por uma bagatela de 3000 dólares.


Amiga, no Jóquei Club - Ela é um doce! Onde foi que você a encontrou?  

Edward - No Disque-Mulher, baby!  


Vivian - Não estou tentando fisgá-lo. Só estou usando ele para sexo mesmo.
   
Edward - Você e eu somos muito parecidos. Temos relações com pessoas por dinheiro.   



Vivian - É mais fácil acreditar nas coisas ruins, já percebeu?  


Vivian - Ninguém planeja ficar assim. Não é seu sonho de infância.    


Vivian - Eu quero mais... Eu quero conto de fadas.


Edward - A reação das pessoas a primeira vez que assistem a uma ópera é sempre dramática: ou elas adoram ou odeiam. Se adoram, sempre vão adorar. Senão, podem aprender a apreciar, mas nunca tornará parte de suas almas.


Edward - Meu dom natural: relações impossíveis!  


Edward - Então me diz o que foi que aconteceu depois que o príncipe subiu na torre a salvou?
Vivian - Ela o salvou também.

Um comentário:

  1. Pretty Woman, será sempre um dos filmes da minha vida. Adoro a designação da "Cinderela moderna". :-)

    O que é estranho para mim, é que na realidade depois de ver no site de garotas de programa de luxo são mencionadas 13 estrelas de hollywood que foram verdadeiramente GP antes de serem famosos. Isto é que foi uma grande surpresa para mim, pois pelos vistos na vida real também houve (ou há) várias cinderelas ! :-/

    O artigo de que falo é este:13 Garotas de Programa Famosas.

    Parece incrível, não?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...