O Mestre, The Master (2012)




Um Filme que não se preocupa em se aprofundar nas questões políticas, religiosas, ou mesmo na Cientologia, mas sim nas relações humanas, sem preconceitos, de uma forma às vezes irônica, às vezes dramática. É a busca do recomeço e da identidade pessoal.
Sensacional!
Paul Thomas Anderson
Prêmio de direção (Paul Thomas Anderson) e ator (Seymour Hoffman e Phoenix), no Festival de Veneza 2012.

Título Original: The Master
Gênero: Drama
Diretor: Paul Thomas Anderson
Produção: Estados Unidos
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 138 min
Elenco: Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams

Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams
O Mestre - Trailer
 


Trata-se de uma história inspirada em L. Ron Hubbard, criador da Cientologia.
O filme se passa na década de 50. Após a Segunda Guerra Mundial, o marinheiro Freddie Quell (Joaquin Phoenix) retorna a América e se mostra totalmente incapaz de se readaptar, ter um emprego ou criar vínculos. Sofre com ataques de ansiedade e violência, e passa a maior parte do tempo se embriagando. Um dia, após ter se embriagado, procura inconscientemente refúgio dentro de um navio. É quando conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), líder de uma organização religiosa conhecida como A Causa, centrada na idéia de vidas passadas, cura espiritual e controle de si mesmo.

Com um roteiro inteligente e sutil, mostra a angústia, a depressão, a solidão, a compulsão sexual e o etilismo do protagonista de forma não agressiva. A relação entre Dodd e Freddie, a princípio cientista e cobaia, vai se transformando em uma relação de pai e filho. Uma cena marcante, quando Freddie consegue falar de sua vida em uma das sessões com Dodd – seus olhos se enchem de lágrimas e parece transbordar amor através daquelas lágrimas.
Também de forma muito sutil, mostra a influencia de Peggy (Amy Adams), sobre o mestre, seu esposo. E aí não posso deixar de soltar um clichê: “Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...