O Efeito Sombra



Sombra é aquela parte de nossa personalidade que tentamos esconder das pessoas e de nós mesmos e não queremos ver que temos.

O Efeito sombra é quando tudo aquilo que abrigamos e escondemos em nosso lado sombrio vem à tona.

Começar a olhar para nossa Sombra é o primeiro passo para uma transformação.

A Sombra é tudo aquilo que não queremos ser, mas somos. Nossas tendências, memórias e experiências que reprimimos e rejeitamos, aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade, as características que nunca conseguimos desenvolver em nós mesmos: tudo isso é representado em nosso inconsciente como a Sombra.

Essa parte de nossa personalidade que desejamos rejeitar nos sabota constantemente, podendo se tornar uma força poderosa, capaz de destruir nossa vida, nossas relações pessoais e nossa capacidade de conquistar nossos sonhos. Desta forma, a pessoa tende a projetar suas qualidades indesejáveis nos outros ou deixar-se dominar pela Sombra sem se dar conta.

Se a Sombra for trazida à consciência, ela perde sua natureza destrutiva.
A Sombra faz parte da nossa personalidade e, quando compreendida, pode nos levar ao caminho da plenitude.


“O Efeito Sombra ocorre quando a própria escuridão reprimida torna sua presença conhecida, levando-nos a agir de maneira inconsciente e inesperada. Isso acontece quando algo no mundo externo força a escuridão a sair de seu esconderijo e subitamente ficamos cara a cara com traços, comportamentos e sentimentos do personagem que mantivemos escondido na vida secreta, o Efeito Sombra não é algo que planejamos. Na verdade, é algo que a maioria de nós investiu tempo e energia para tentar evitar. Mas, quando entendemos esse fenômeno, podemos desvendar o mistério da sabotagem pessoal.”
Debbie Ford


“A alma humana é ao mesmo tempo divina e diabólica, sagrada e profana, pecadora e santa. Tradições de sabedoria oriental dizem o mesmo, o pecador e o santo são faces da mesma moeda. Uma vez que você entende isto, descobrirá primeiro que ter uma Sombra é normal."
Deepak Chopra




Devemos aprender a lidar com a Sombra.
Não adianta amar somente o que está na luz,
O que podemos ver e sentir,
O que, para nós, é reconfortante, bom...
Mas também o que se encontra na escuridão.

Assista ao Filme




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...