Jacques Cousteau e as Maravilhas do Fundo do Mar



“Desde o nascimento, o homem carrega o peso da gravidade sobre seus ombros. Porém, basta que ele rompa a superfície da água para ser livre. Sustentado por ela, o homem pode voar em qualquer direção. Debaixo de água, o homem se torna um anjo”. 
(Jacques-Yves Cousteau)



Falar sobre Cousteau é falar um pouco sobre a história do mergulho, pois sua inteligência e coragem fizeram com que o mergulho seja hoje um dos esportes mais seguros da face da Terra.

Oficial da marinha francesa, documentarista, cineasta e oceanógrafo mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa, a bordo do Calypso.

Os anos da Segunda Guerra Mundial foram decisivos para a história do mergulho. Depois do Armistício de 1940, a família de Cousteau refugiou em Megève, onde nasceu o desejo de mostrar ao público geral lugares desconhecidos e inacessíveis, no caso de Cousteau, o mundo submarino.

Antigamente, o mergulho se limitava a um pesado escafandro alimentado por uma mangueira de ar. Em 1943, juntamente com  o engenheiro Emile Gagnan, construiu o Scuba (Self-Contained Underwater Breathing Apparatus - Compartimento de ar para respiração subaquática), equipamento de mergulho com cilindro de ar comprimido.autônomo, o que levou a uma grande evolução no mundo do mergulho.

Sua paixão pelo mar e pela vida marinha fez com que fosse convidado a participar das explorações submarinas pelo exército da marinha francesa. Nesta época, ele inventou vários equipamentos de oceanografia, começou o trabalho de filmagens subaquáticas, e depois que a Guerra acabou, tornou-se líder no Grupo de Pesquisas da Marinha Francesa.

Em 1950, recuperou um antigo caçador de minas, e com instrumentos e equipamentos de mergulho para pesquisas científicas e o transformou em um navio oceanográfico: assim nasceu o Calypso.

Produziu filmes e documentários, incluindo a série americana “O Mundo Submarino de Jacques Cousteau”.

Ganhou reconhecimento internacional com a publicação do livro “O Mundo Silencioso” em 1953.

Formou a Cousteau Society, um grupo ambientalista sem fins lucrativos, dedicado à conservação marinha.

Obrigada Jacques-Yves Cousteau, pela dedicação, amor e coragem para transformar o pensamento dos homens a respeito da necessidade de preservação e conservação de um mundo tão maravilhoso, como o mundo subaquático.
Cris Corradi


Este vídeo nos mostra as belezas que Nosso Criador nos deixou de presente e as imagens de Jacques Cousteau informando e denunciando o mal que até o dia de hoje o Homem causa ao meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...