Black Swan - O Cisne Negro



Black Swan é um convite a viajar pelo universo psicológico de Nina Sayers (Natalie Portman). Cercada por excessos, ultrapassa o limite da consciência saudável e incorpora o personagem. O Lago dos Cisnes, a peça que Nina tanto almeja interpretar, trata do conto sobre a princesa Odette transformada em cisne branco que almejava liberdade. Delicada, ingênua, de alma pura, seu encanto só pode ser quebrado pelo amor verdadeiro, de um príncipe.

No entanto o cisne branco/ princesa, tem uma irmã gêmea, Odile, o cisne negro. Mau caráter, maliciosa, sensual e fascinante, ela seduz o príncipe. O cisne branco é tomado pela dor da traição e se joga de um penhasco…  para finalmente encontrar a liberdade.


Natalie Portman, no papel de Nina, conduz o público a uma atraente viagem, pela rotina de uma bailarina cleptomaníaca, bulímica, esquizofrênica e sexualmente retraída e seus esforços além do que é considerável ideal a saúde tanto física, quanto emocional para qualquer pessoa...

Faz isso por meio da incorporação de ambas as personalidades a do cisne branco e a do cisne negro, até atingir o que entende como a interpretação perfeita e única.


Passa a vivenciar cada fase de sua performance, enxerga no dono da companhia e diretor artístico Thomaz Leroy, um homem ambicioso e egoísta, o seu príncipe (Vicent Cassel) que exige de Nina o desempenho suficiente para vivenciar os dois papéis, e na colega e a amante dele Lily (Mila Kunis) uma rival perigosa.

Este filme retrata o processo dinâmico da própria vida: a oscilação contínua entre pólos opostos, entre alegria e pesar, esperança e temor, exultação e desespero.

Um filme assim, excepcional pela beleza de suas cenas e com um conteúdo Junguiano maravilhoso, ganhador de vários prêmios, merece ser lembrado e visto novamente.

"Só aquele que se dispõe a morrer conserva a vitalidade.
Não será nenhuma alegria, mas um longo sofrimento,
Pois precisas tornar-te teu próprio criador."
(Carl Jung)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...